Instagram vai avisar usuários quando serviço estiver fora do ar ou instável miniatura

Instagram vai avisar usuários quando serviço estiver fora do ar ou instável

Depois da última segunda-feira, 4 de outubro de 2021 — quando o Instagram e demais produtos do Facebook caíram por seis horas, deixando uma grande parcela da população com sérios problemas de comunicação —, a empresa de Mark Zuckerberg está anunciando medidas para tornar momentos como este menos confusos para usuários. Um novo recurso no Instagram promete alertar quando houver falha técnica interrompendo os serviços da rede social.

Notificação do Instagram
Notificação do Instagram avisa sobre problemas técnicos na plataforma (Imagem: Divulgação/Instagram)

De acordo com uma publicação no blog oficial do Instagram, a nova função foi baseada em feedbacks da comunidade e em uma “extensa pesquisa”, que indicaram que, muitas vezes, quando há falhas temporárias que afetam a distribuição ou o engajamento na plataforma, os usuários acabam achando que o problema está acontecendo apenas com eles — seja devido ao conteúdo publicado ou a algum impasse com a conexão de internet.

A empresa concorda que “essa falta de clareza pode ser frustrante” e, desse modo, vai testar, inicialmente nos Estados Unidos, um recurso de notificação para momentos de falha nos serviços ou instabilidade.

“Estamos testando um novo recurso que notificará você em seu Feed de atividades quando ocorrer uma interrupção ou problema técnico, e quando for resolvido. Não enviaremos uma notificação sempre que houver uma interrupção, mas quando virmos que as pessoas estão confusas e procurando respostas, determinaremos se algo como isso pode ajudar a esclarecer as coisas.”

O Instagram afirma que, caso a função seja bem aceita, ela deve chegar a mais regiões no futuro.

Notificação do Instagram avisa sobre problemas técnicos na plataforma (Imagem: Divulgação/Instagram)

Instagram facilita acesso a informações sobre moderação

Outro recurso anunciado pela plataforma é a seção “Status da Conta”, que vai reunir informações sobre conteúdo moderado. Neste espaço, será possível entender por que uma publicação foi removida e de que modo ela está fora das diretrizes da empresa — mantendo assim um histórico de fácil acesso de publicações problemáticas, e facilitando a contestação, quando você acha que a moderação cometeu um engano.

Além disso, o Instagram promete adicionar novidades a esta ferramenta nos próximos meses, com o intuito de tornar mais fácil para o usuário a visualização de informações sobre distribuição e recomendação de seus posts em diferentes partes do Instagram.

Nova área facilita contestação de posts suspensos no Instagram (Imagem: Divulgação/Instagram)

Tecnocast 213 – O dia em que o Facebook caiu

Neste episódio do Tecnocast, Thiago Mobilon, Paulo Higa e eu conversamos com Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks, para entender o que aconteceu com o Facebook no dia 4 de outubro de 2021, quais foram as causas do colapso, e de quebra refletir sobre nossa dependência da empresa de Mark Zuckerberg. Dá o play e vem com a gente!

Instagram vai avisar usuários quando serviço estiver fora do ar ou instável

Posts Relacionados:

Dicas de estudo para quem deseja fazer vestibular para publicidade miniatura

Dicas de estudo para quem deseja fazer vestibular para publicidade

Prestar vestibular é bastante difícil em todos os sentidos. Há...

As novidades de julho no catálogo do Disney+ miniatura

As novidades de julho no catálogo do Disney+

O filme solo da Viúva Negra é o grande destaque...

Amplificador JBL SA750 com Design Vintage e Tecnologia do Século 21 miniatura

Amplificador JBL SA750 com Design Vintage e Tecnologia do Século 21

A JBL anunciou durante o evento virtual HARMAN ExPLORE 2021...