Como sair de um grupo no WhatsApp miniatura

Como sair de um grupo no WhatsApp

Se você foi colocado em um grupo do WhatsApp contra sua vontade ou simplesmente não vê mais sentido em acompanhar as trocas de mensagens de um chat, é possível sair da conversa para não ser mais perturbado. Para quem deseja fazer isso, abaixo explicamos como sair de um grupo do WhatsApp e como excluí-lo de seu aplicativo, caso você queira deixar à vista apenas conversas ativas.

Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tempo necessário: 2 minutos.

Para sair de um grupo do WhatsApp, siga os passos abaixo:

  1. Encontre o grupo:

    Abra o WhatsApp, encontre o grupo do qual deseja sair e toque sobre ele para abrir a conversa;Como sair de um grupo no WhatsApp / WhatsApp / Reprodução

  2. Acesse os dados do grupo:

    No topo da tela, toque sobre o nome do grupo, para ter acesso aos seus dados;Como sair de um grupo no WhatsApp / WhatsApp / Reprodução

  3. Saia do grupo:

    Desça a barra de rolagem até o final e toque sobre a opção “Sair do grupo”. Na mensagem de confirmação, toque novamente sobre a opção “Sair do grupo”. Pronto, você já não faz mais parte daquele grupo do WhatsApp.Como sair de um grupo no WhatsApp / WhatsApp / Reprodução

Posso sair de um grupo sem ser notado?

Infelizmente, não. Ao sair de um grupo do WhatsApp, uma notificação é enviada automaticamente para o chat, avisando todos os integrantes sobre a sua saída.

O aplicativo, no entanto, parece estar trabalhando para que, em breve, isso mude. Apesar de nenhum comunicado oficial ter sido feito, o site WABetaInfo descobriu um novo recurso que vem sendo testado e avisa apenas os administradores da conversa sobre a saída de um membro do grupo.

A mudança pode ser uma ótima forma de acabar – ou, ao menos, diminuir – com os burburinhos que se retirar de um chat costuma causar. Até mesmo porque, em algumas situações, o fato do WhatsApp notificar a todos sobre a saída de um membro, acaba até mesmo desencorajando o usuário de utilizar o recurso.

Apagando um grupo no WhatsApp

Quando um usuário sai de um grupo do WhatsApp, ele se retira do chat em questão, não podendo enviar e nem receber mais mensagens naquele papo. O grupo, no entanto, não some da sua lista de conversas, de maneira que, mesmo não recebendo notificações, ele pode acessá-lo para visualizar o histórico anterior à sua saída.

Se esse chat, no entanto, está apenas ocupando espaço e o usuário não vê mais sentido em mantê-lo na sua lista, é possível excluir o grupo do WhatsApp na página de dados da conversa.

Ao fazer isso, o chat some da lista da pessoa e ela não consegue mais acessá-lo, nem para visualizar seu histórico.

WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

Quer algo menos radical? Você pode silenciar um grupo

Se você não pode sair de um grupo do WhatsApp – seja porque isso resultaria em uma situação chata ou porquê invariavelmente precisa ter acesso àquele chat –, mas também não deseja ficar recebendo notificações a todo momento das conversas que rolam por lá, uma boa opção é silenciar o grupo.

Ao fazer isso, você não é notificado sobre cada mensagem que chega na conversa – ainda que elas continuem a ser enviadas normalmente – e nenhum outro usuário é avisado sobre a sua ação. Além disso, você pode determinar qual será o tempo de silenciamento (8 horas, 1 semana ou tempo indeterminado/para sempre) e, se mudar de ideia, resetar a configuração para voltar a receber notificações.

Como sair de um grupo no WhatsApp

Posts Relacionados:

Amazon compra iRobot, fabricante do Roomba, em aquisição bilionária miniatura

Amazon compra iRobot, fabricante do Roomba, em aquisição bilionária

Nesta sexta-feira (05), a Amazon anunciou a compra da iRobot,...

SFWare Data Recovery, um app para recuperar dados, arquivos e partições miniatura

SFWare Data Recovery, um app para recuperar dados, arquivos e partições

Testamos na última semana o app SFWare Data Recovery, que...

10 filmes e séries de detetives na Netflix miniatura

10 filmes e séries de detetives na Netflix

Em tramas reais ou ficcionais, as histórias de investigação sempre...